SENHORES PAIS,
Você sabia que os pais também podem ajudar na alfabetização de seus filhos? Isso mesmo! Mas não se preocupem, pois não se trata de ter de ensinar formalmente a criança a ler e a escrever, função esta da escola. Vocês podem tornar o ambiente de convivência da criança repleto de atos de leitura e escrita, de forma a inseri-la desde cedo no mundo das letras.
Em suma, deixar o ambiente doméstico mais alfabetizador. "Isso acontece quando, por exemplo, a mãe deixa bilhetinhos na porta da geladeira, apontando a finalidade do ato para a criança: ‘Vamos deixar esse recadinho para o papai avisando-o que iremos nos atrasar para o jantar’.
Ou quando, antes de começar um novo jogo (de tabuleiro, por exemplo) propor ao filho que eles leiam as regras juntos".
Ou fazer a lista de compras do supermercado, chame a criança para preencher a lista com você e faça com que ela perceba que você anota no papel as coisas que irá comprar.
Ou Aproveite momentos de descontração, como durante as refeições, para ler os rótulos junto com seu filho. "Com o tempo, ele começa a ler por imagem, por associação. Ele pode ainda não estar alfabetizado, mas já sabe o que está escrito naquela embalagem", os rótulos são interessantes de serem lidos porque, na maioria dos casos, são escritos em letra CAIXA ALTA, que é a qual a criança assimila antes da letra cursiva.
Placas de trânsito, destino de ônibus, outdoors, letreiros, panfletos, faixas... Onde quer que frequentemos estaremos sempre em contato com o mundo letrado e é ótimo que os diferentes elementos sejam aproveitados com a criança. "Dá para levar em forma de brincadeira. 'Olha filho, tem uma placa igual a essa em frente à nossa casa. Sabe o que está escrito nela?' ou ainda 'Olha, filho, esse ônibus vai para Caruaru. Caruaru também começa com Ca, igual o nome da mamãe, Carolina'. É por meio dessas situações que a criança vai percebendo as diferentes funções da escrita e fazendo associações", acredita Maria Claudia. Segundo ela, é uma forma não de ensinar/aprender, mas de brincar com as letras, com as palavras, com a escrita e a leitura.
Quando a criança é inserida nessas atividades rotineiras, ela acaba percebendo a função real da escrita e da leitura, e como elas são importantes para a nossa vida. E, dada sua curiosidade nata, ela vai querer participar cada vez mais e buscar o conhecimento dos pais.
Boa Leitura!
Atenciosamente, Professoras do Year One/2015
Ótimas dicas.Obg.Vamos colocar em prática.
ResponderExcluir