segunda-feira, 29 de junho de 2015

Garanta seu DVD de São João

O DVD com a festa na íntegra já está à venda na Sala dos Professores da escola.







quinta-feira, 18 de junho de 2015

TECNOLOGIA



O processo de ensino sofre constante mutação e sempre busca novas soluções para tornar essa prática mais fácil,interativa e divertida para as crianças. A tecnologia é uma ferramenta que facilita e amplia conhecimentos. Podemos viajar pelo mundo sem sair da sala de aula. As crianças têm o desejo deste aprendizado e curiosidade e se for brincando ainda melhor!

 Durante este primeiro semestre o year one teve oportunidade de explorar esses recursos tecnológicos de forma lúdica e com a ajuda do ABA Tech Helper. Encontramos vários sites interessantes cheio de informações e tudo isso combinado a jogos e muita diversão.


Vale a pena conferir !!! 





















PARCEIROS NA LEITURA- READING BUDDIES
Reading buddies programs are an excellent way to address the learning needs of both younger and older children. Through cross-age tutoring and partnerships, students improve their reading and fluency skills and gain broader literacy and social benefits. Several research studies have found that augmenting traditional classroom instruction with one-on-one interventions, such as a reading buddies program, is a powerful combination that can accelerate students’ oral vocabulary gains (Kalkowski 1995). Others suggest that cross-age tutoring is effective at supporting children’s reading (Morrison et al. 2000;Topping and Bryce 2004). 

Programas de Parceiros na Leitura são uma forma excelente de atender às necessidades de aprendizagem tanto das crianças mais velhas quanto das mais novas. Através da parceria e tutoria entre idades, os alunos melhoram suas habilidades de leitura e fluência e ampliam os seus benefícios linguísticos e sociais. Várias pesquisas tem concluído que acrescentar instrução um a um ao ensino tradicional, como ocorre no programa de parceiros na leitura, é uma combinação poderosa que acelera o ganho de vocabulário oral (Kalkowsky 1995). Outros sugerem que tutoria entre idades diferentes é eficaz no apoio ao desenvolvimento da habilidade de leitura das crianças.

Nós temos testemunhado o poder de um programa assim em nossa escola neste semestre e vamos dar continuidade a ele após as férias. Você pode ver na linguagem corporal e expressões  faciais o quanto eles se engajam e mantém o foco durante estas trocas de leitura. Tem funcionado tanto no lado cognitivo quanto no lado emocional da atividade. Vejam dois pequenos recortes em video para exemplificar o que dissemos.
Aguardem mais novidades sobre este programa que tem envolvido os alunos do Year One (turmas A, B e C) e os alunos do Year 4 and 5.


segunda-feira, 15 de junho de 2015


Tema: Onde Estamos no Tempo e no Espaço

As turmas do Year One assistiram ao vídeo "Sol vai, noite vem!" e ficaram muito curiosos em conhecer mais sobre os Movimentos de Rotação e Translação.

 

Para satisfazer esta curiosidade apresentamos para eles o Planetário fazendo uma demonstração dos Movimentos de Rotação e Translação.

















sexta-feira, 12 de junho de 2015

São João

A festa junina chegou ao Brasil através da colonização dos portugueses.
Nessa data, o milho está em evidência em nossas plantações, sendo a base de todos os alimentos consumidos durante a festa. Dentre tantos pratos deliciosos podemos destacar a canjica, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho, o caldo de milho, milho cozido, milho assado, dentre outros.
A barraquinha do Year One já está pronta esperando por vocês para se deliciarem!!!
Um feliz São João para todos!!!












                      








São João 2015


quinta-feira, 11 de junho de 2015

Animais Reais, Imaginários e Extintos

Ao trabalhar em grupos desenhando diversos animais, uma aluna do Year One C perguntou se poderia colocar uma sereia no seu oceano. Este pedido gerou uma grande discussão que está documentada no corredor de acesso as salas 11 e 12,  por meio de um  mural (ver foto), entitulado REAL x IMAGINÁRIO. A pergunta levantada por eles foi SEREIAS SÃO REAIS OU IMAGINÁRIAS? Os alunos demonstraram ter uma mente científica em desenvolvimento, buscando fontes de investigação, compartilhando fatos e embasando opiniões. Quando possível, vejam o mural e postem lá sua opinião!!
Ao se argumentar que ninguém nunca viu uma sereia porque elas não existem, se debateu sobre os dinossauros que não são vistos, mas que acredita-se na sua existência passada através dos estudos dos fósseis. Este grande interesse sobre os dinossauros levou a mais um aprofundamento do assunto com a maravilhosa colaboração de Ms Vanessa, que já realizou trabalhos na área de arqueologia. Vejam fotos abaixo da visita dela e da oficina de fósseis realizada com a colaboração de nossa professora de Artes, Ms Fabiana.











quarta-feira, 10 de junho de 2015

Tema: Onde Estamos no Tempo e no Espaço

Ideia Central: Pessoas de diferentes lugares podem viver de diferentes formas.


Os alunos precisam compreender a função dos mapas para que consigam interpretar e produzir suas próprias representações do espaço.

Conhecer a cartografia, um conteúdo essencial para a compreensão das relações entre espaço e tempo, permite ao aluno atender às necessidades que aparecerão no seu cotidiano (qual o melhor caminho para chegar a um lugar? Como conseguir localizar um amigo que vive em outra região?) e também estudar o ambiente em que vive. 
 Interpretar e produzir mapas são habilidades que se formam gradualmente. Por isso, é preciso desenvolver atividades com esse objetivo desde cedo.
Ao longo do tema, exploramos de diversas formas atividades que favoreceram o conhecimento sobre localização e os Continentes.
Vejam as fotos:

Fazendo um link com o que descobriram sobre os animais eles observam onde vários deles podem ser encontrados nos diversos continentes utilizando o Mapa Mundi dos Animais. Atividade que foi replicada posteriormente com os animais que eles mesmos fizeram e colocaram nos continentes que eles pintaram em grupo.





Modelando a massa de biscuit para representar através da esfera o Planeta Terra.










Trabalho em equipe para montar o painel do Mapa Mundi.








De forma lúdica eles trabalharam o quebra cabeça do Mapa Mundi








Reconhecimento dos Continentes através do Globo Terrestre.





Os alunos do Year One B e C montaram um painel sobre os animais que vivem em cada Continente. Eles escreveram, de forma espontânea, os nomes dos animais na língua inglesa. Depois interagiram com os colegas do Year One A, que também vivenciaram esta atividade em sua sala.